Curiosidades

GOBY PAVÃO – COMIDA DE CORAIS

Goby Pavão

GOBY PAVÃO


Cá vou falar do Goby Pavão, mas também existe outro peixe que é o Ciclídeo Pavão, com muro de 22 espécies, peixes nativos do Lago Malawi, ambos são lindíssimos peixes de chuva rebuçado, tanto é que o nome já diz tudo.

Em inglês: Peacock Gudgeon (Gudgeon Pavão) – (Tateurndina ocellicauda)

O Goby Pavão vive muito em aquários comunitários grandes, os machos podem permanecer territorialistas com outros machos da espécie, não se dá muito muito com o Ramirezi, Tocas, vegetalidade e rochas irão proporcionar bons esconderijos e beneficiarão na desova. Os machos são mais coloridos que as fêmeas, desenvolverão uma grande protuberância na testa (cabeça visivelmente arredondada) e serão um pouco maiores do que as fêmeas (7,5 cm em oposição a 5 cm). As fêmeas, em estação de reprodução, apresentam coloração amarela em seu abdômen. Os machos fazem postura de ataque uns com os outros, mas normalmente não causam danos.

Por não apresentar nadadeiras peitorais fundidas, não é um Goby verdadeiro, somente os Gobyes verdadeiros apresentam esta particularidade. Nascente peixe apresenta coloração do corpo listrado verticalmente em vermelho neon e azul, semelhante ao Scarlet Badis, mas também tem uma margem amarela neon ao longo da borda de todas as suas nadadeiras.

Embora citado uma vez que um tipo de Goby, levante pequeno peixe não é um Goby verdadeiro. Não apresentam nadadeiras peitorais fundidas uma vez que os verdadeiros Gobys. Eles pertencem aos Eleotridae e são os únicos membros do gênero Tateurndina.

O Goby Pavão habita em águas rasas na natureza. Eles geralmente são encontrados em lagoas paradas ou riachos muito lentos. Esses corpos d’chuva estão sempre cheios de vegetação e são muito quentes.

Alguns peixes que podem viver juntos com o Goby Pavão: Tetras, Corydoras, Rasboras, Peixe Roda Íris, Blue Eye Popondetta, Cobrinha Kuhli, Danios e muitos outros.

O Goby Pavão pode viver numa grande fita de PH, entre 6,5 a 7,5 (preferível 6,8) e temperatura entre 22ºC a 28ºC, baixa iluminação, muitas vegetalidade, com expectativa de vida de 4 a 5 anos. Deve-se tampar o aquário, pois o Goby Pavão salta com facilidade. Vive melhor em grupos, se verosímil 1 viril para 3 fêmeas. Você pode colocar várias vegetalidade naturais uma vez que: samambaia de Java, Anúbia, Tenellus amano, Ceratophyllum demersum e muitas outras. Folhas mais duras são as mais indicadas.

Goby Pavão

Reprodução do Goby Pavão:

Ovíparo. Fácil reprodução no aquário. O viril escolhe o lugar para desova, e vai dançar para atrair a fêmea. A fêmea irá depositar muro de 50 a 100 ovos adesivos nas paredes ou teto do esconderijo, e o viril irá fertilizá-los em seguida. Depois que todos os ovos forem postos, o viril afugentará a fêmea e assumirá todas as responsabilidades parentais. O viril abana os ovos com suas nadadeiras por 8 a 10 dias para prometer que estejam muito oxigenados e que nenhum fungo cresça nos ovos. Posteriormente 8 a 10 dias, os ovos começarão a eclodir e o viril irá embora. Posteriormente muro de 2 dias, as larvas começarão a nadar por conta própria antes de atingir a maturidade sexual entre 6 a 8 meses.

Alimento do Goby Pavão:

Aceitará provisões industrializados e provisões vivos uma vez que Daphnias, Artêmias, larvas e outros. Suas cores ficarão mais vibrantes quando alimentados com variedades, principalmente com provisões vivos. No mercado existem boas rações a venda, adquira rações próprias para Goby, pois elas irão naufragar com facilidade, visto que o Goby Pavão é um peixe de fundo, fica no substrato, em cima das rochas.

Fica cá minhas dicas sobre o Goby Pavão, mas viste as páginas deste site para saber sobre filtros, parâmetros e muito mais. Obrigado

Vendo alguns produtos para aquarismo Comida de Corais

Diego Ribeiro Lima

Diego Ribeiro Lima, natural de Campinas-SP, é estudante de ciências biológicas. Adora escrever sobre biologia, mas principalmente ler sobre o assunto. Começou no aquarismo em 1996, quando ganhou de seu pai um pequeno aquário, a partir de então, o fascínio por esses animais só aumentou, tendo montado diversos aquários desde então.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo