peixes marinhos

TANG NASO BLAMINGII P

Nome Científico: Naso vlamingii (Valenciennes, 1835)

Família: Acanthuridae;

Origem da Espécie: Indo-Pacífico (leste da África até o sul do Japão);

Comprimento: Até 60 cm;

Expectativa de Vida: Entre 30 e 45 anos;

Nível de Dificuldade: Moderado;

Parâmetros da Água

pH: Manter entre 8.1 – 8.4;

Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;

Temperatura: Conservar entre 24 – 28°C;

Os adultos dessa espécie geralmente possuem cor marrom-acinzentada com linhas azuis verticais nas laterais, assim como também pequenas manchas azuis ao longo da metade superior do corpo e perto da barriga. A cabeça, às vezes pode ter cor verde-oliva, com uma boca azulada. Há uma faixa azul que percorre horizontalmente a parte inferior do focinho logo abaixo dos olhos. A barbatana dorsal, anal e caudal são lindamente delineadas em azul.

Os peixes mais jovens possuem características de cores menos marcantes, sendo geralmente cinzas e sem linhas. A metade superior do corpo, por exemplo, é amarelo-esverdeado e a área abaixo da barbatana peitoral costuma ser branca. Os lábios possuem cor azul e a barbatana caudal é um pouco mais escura. Além disso, os peixes mais jovens começam a mostrar suas verdadeiras cores quando atingem cerca de 12 centímetros de comprimento.

Alimentação

Onívoro. Na natureza, o Vlamingii Tang se alimenta de zooplâncton e algas bentônicas, embora sua dieta parece mudar à medida que vai envelhecendo. Os peixes mais jovens se alimentam principalmente de algas e, por isso, eles precisarão de uma dieta enriquecida com matéria vegetal quando estiverem nessa fase. À medida em que forem crescendo, você poderá manter esse tipo de dieta mas deverá fornecer alguns tipos de alimentos ricos em proteínas.

Portanto, sendo um herbívoro quando ainda é um peixe jovem, o Vlamingii Tang deverá ter em sua dieta rações enriquecidas com spirulina, além de preparações contendo diferentes tipos de algas, como o nori. Cultivar macro algas como caetomorfia pode ser uma boa ideia para manter um suprimento constante de alimento no aquário.

Assim que o peixe for chegando à fase adulta, você poderá fornecer artêmias congeladas e camarões mysis para complementar sua dieta.

Procure alimentar o Vlamingii Tang pelo menos 3 vezes por dia em quantidades pequenas. Isso irá ajudar a manter a qualidade da água por mais tempo. À medida que o peixe for crescendo, ele irá se alimentar de zooplâncton com mais frequência e, por isso, só precisará ser alimentado duas vezes por dia.

Alguns aquaristas também relatam sucesso fornecendo alguns vegetais como, por exemplo, abobrinhas congeladas, brócolis, espinafre e alface.

Diego Ribeiro Lima

Diego Ribeiro Lima, natural de Campinas-SP, é estudante de ciências biológicas. Adora escrever sobre biologia, mas principalmente ler sobre o assunto. Começou no aquarismo em 1996, quando ganhou de seu pai um pequeno aquário, a partir de então, o fascínio por esses animais só aumentou, tendo montado diversos aquários desde então.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo