Curiosidades

COMO LIMPAR O AQUÁRIO – COMIDA DE CORAIS

Uma vez que limpar o aquário

COMO LIMPAR O AQUÁRIO

Dicas de uma vez que limpar o aquário de chuva rebuçado.

Antes disso, considere ter no aquário alguns peixes que ajudam na limpeza do aquário, eles não irão consumir a sujeira, mas sim as sobras de víveres, sobras orgânicos, uma vez que: folhas, algas, inclusive pragas uma vez que caracóis invasivos. Estes peixes não deixarão que estes sobras se acumulem no substrato, nas vegetação, nos equipamentos, na decoração, pedras, etc. Logo você pode por estes peixes, por exemplo: Coridoras, Cascudos, Platys, Lambaris e outros, inclusive Ampulárias e camarões, sempre verificando a compatibilidade com os outros peixes que você tem no aquário.

Caso seu aquário esteja acumulando muitas algas, mesmo limpando semanalmente, é muito provável que esteja colocando muita comida para os peixes ou o aquário esteja com excesso de luz. Verifique. Se por ventura precisar optar por “força-bruta” coloque um filtro com lâmpada UV, isto exterminará as algas de vez.

Eu recomendo trocar a chuva no sumo até a metade do aquário e se estiver cristalina unicamente 30% semanalmente.

Não é preciso tirar os peixes para limpar o aquário.

Comece tirando a decoração do aquário, uma vez que vegetação, rochas, adornos, etc. Tire aquecedores, bombas, filtros, enfim, deixe unicamente o substrato.

Limpe os itens supra com uma esponja e reserve.

1) Comece limpando os vidros do aquário com uma boa esponja.

2) Faça sifonagem do substrato até que 50% da chuva seja removida.

3) Recoloque os itens já limpos.

4) Reponha os 50% que tirou com chuva limpa.

É fundamental que a chuva limpa à ser trocada esteja na mesma temperatura e mesmo PH da chuva do aquário, sem cloro.

Logo é preciso ter um termômetro, um teste de PH e um frasco com “Tira-Cloro”, tudo vendido em lojas de aquarismo.

Se você não sabe o que é sifonagem, procure uma loja de aquarismo para comprar um Sifão, lá eles vão explicar direitinho uma vez que usar, pois é muito fácil, é uma aspiração da sujeira do fundo do aquário.

Limpar o aquário é muito importante porque o acúmulo de sujeira, uma vez que folhas mortas, algas, resíduos, fezes dos peixes, etc, irão contribuir para subtracção do oxigênio contido na chuva e ocasionará o surgimento da Amônia, que é extremamente tóxica para os peixes.

Nunca use produtos químicos para lavar, nem o aquário nem os equipamentos, use unicamente chuva limpa.

Dicas: Depois que você finalizou a limpeza do aquário, certamente foram embora muitas bactérias benéficas aos peixes, logo reponha, você encontra facilmente em lojas de aquarismo. Imagina logo se você tivesse lavado completamente tudo, até a areia (substrato)! Não ia sobrar bactéria alguma, e elas são fundamentais para manter o estabilidade do aquário e consequentemente saúde para os peixes.

Importante: Para manter bactérias no aquário, reserve no mínimo 1/5 da fundura do aquário para o substrato (areia).

Se você perguntar: “Preciso limpar o aquário toda semana?”

A resposta é não. Mas para isto é preciso ter bons filtros, se verosímil com luz UV, oxigenação, ter estabilidade populacional,  verifique as espécies de peixes que tem no aquário e a litragem necessária, iluminação adequada, ter vegetação naturais que auxiliam muito na remoção de nutrientes, dosar comida na quantidade certa, sem excessos, enfim, ter um estabilidade ecológico no aquário, quanto mais perto se aproximar do envolvente originário melhor. Mantendo estas condições a chuva sempre estará cristalina e não irá surgir algas, logo trocar a chuva unicamente 20% será o suficiente.

Quando saber a hora de fazer a limpeza do aquário?

Normalmente sabe-se a hora de fazer a limpeza do aquário quando as rochas, adornos ou os vidros começarem a permanecer esverdeados, surgimento de algas.

Cá eu fiz um passo-a-passo muito legítimo de uma vez que limpar o aquário, mas você encontra neste site muitas dicas importantes para manter seus peixes saudáveis. Leia os artigos mal puder. O site está dividido por Oceânico e Chuva rebuçado. Sempre com novidades.

Vendo alguns produtos para aquarismo Comida de Corais

Diego Ribeiro Lima

Diego Ribeiro Lima, natural de Campinas-SP, é estudante de ciências biológicas. Adora escrever sobre biologia, mas principalmente ler sobre o assunto. Começou no aquarismo em 1996, quando ganhou de seu pai um pequeno aquário, a partir de então, o fascínio por esses animais só aumentou, tendo montado diversos aquários desde então.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo