DEMASONI POMBO
Nome popular: Ciclídeo Demason, Ciclídeo Demason
Nome científico: Pseudotropheus demasoniReis, 1994
Família: Cichlidae
Origem: África / Lago Malawi
Sociabilidade: Sozinho / Harém
pH: 7,8 a 8,6
Temperatura: 22 a 26ºC
Rijeza da chuva: dura
Expectativa de vida: Muro de 8 anos
Manutenção: Média
Tamanho adulto: Aproximadamente 6 a 8 cm
Sustento: Vegetariano, quando mantido em aquário é melhor não exagerar da proteína bicho em sua dieta. Logo, ofereça rações à base de algas – spirulina, por exemplo – e acrescente alga Nori à dieta. Rações um pouco mais protéicas podem ser ministradas, porém, com certa parcimônia, portanto faça uso delas no supremo uma vez por semana e em quantidade não muito grande para evitar o risco de bloat. Evite manter peixes herbívoros com outros de hábitos alimentares distintos em um mesmo aquário, o excesso de proteína bicho (oferecida nas rações para os onívoros e carnívoros) prejudica a saúde do peixe vegetariano, podendo resultar em Bloat ou outras doenças!
Dimorfismo sexual: O masculino possui as nadadeiras, anal e dorsal, com as pontas mais finas, lembrando o formato de um “V”, suas cores são mais fortes, seu corpo é maior e desenvolve coloração muito escura quando adulto. A fêmea o ventre é roliço e as nadadeiras são mais arredondadas nas pontas, lembrando um “U”. O uso da avaliação da quantidade e forma de eggspots nas nadadeiras para mandar o sexo nesta espécie não é seguro, portanto nem deve ser levado em conta. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Comportamento: É hostil porquê a maioria dos mbunas, mas sua agressividade é mais restrita a machos da mesma espécie e outros peixes de padrões e cores semelhantes (listrados e azuis). Evite manter mais de uma espécie de peixe de coloração semelhante em um mesmo aquário, isso ajuda a diminuir as brigas. Escolha unicamente uma espécie azul, uma vermelha, uma amarela, etc. Mantenha somente um réplica masculino por espécie!
Reprodução: São ovíparos e incubadores bucais, ou seja, depois da desova e fertilização, a fêmea guarda os ovos na boca. Uma vez que são peixes de harém é recomendado sempre manter pelo menos um masculino e três fêmeas, assim elas não ficarão muito estressadas por justificação de perseguições da segmento do masculino.